A brilhante história da Maçonaria, onde um maçom foi autor do Hino do Estados Unidos. O "The Star-Spangled Banner" é uma canção patriótica escrita por Francis Scott Key, em 14 de setembro de 1814, e adotado como o hino nacional oficial do Estados Unidos no dia 3 de março de 1831.
De forma errada, foi durante muito tempo acreditou que Francis Scott Key escreveu o famoso hino enquanto ele foi mantido em cativeiro pela frota britânica na costa do “Fort McHenry” perto de Baltimore. Mas ele não era um prisioneiro de guerra.
Francis Scott Key, foi um maçon, juiz e poeta amador estadunidense, conhecido pela autoria do hino dos Estados Unidos, The Star-Spangled Banner, escreveu o texto do hino durante a guerra de 1812 contra a Grã-Bretanha.Francis Scott Key foi maçom e membro da Maçonaria da "Concordia Lodge n.13” de Maryland
Durante a Guerra de 1812, Key, acompanhado do também advogado John Stuart Skinner, jantaram a bordo do navio britânico HMS Tonnant a convite dos oficiais Alexander Cochrane, George Cockburn e Robert Ross. Skinner e Key também almejavam negociar a libertação de dois prisioneiros americanos, um deles o Dr. William Beanes.
Os três não estavam autorizados a retornar às suas corvetas, pois tinham de se familiarizar com a frota da Royal Navy (prestes a atacar Baltimore). Sem outra alternativa, Key teria de assistir a Batalha de Baltimore e a consequente derrota das tropas americanas no Fort McHenry.
Durante o conflito, Key avistou uma bandeira americana ainda tremulando em meio à destruição das tropas americanas e sentiu-se inspirado a escrever um poema.
Assim nasceria, no seu retorno à Baltimore, o hino dos Estados Unidos. A música foi o trabalho do Inglês compositor John Stafford Smith (1750-1836), que escreveu essa melodoia para acompanhar um poema de Ralph Tomlinson chamado de "Anacreon in Heaven", o hino da "Society Anacreon", um clube Inglês.
Em 1832, Key serviu como advogado de Sam Houston, durante seu julgamento na Câmara dos Representantes, por agredir outro congressista. Francis Scott Key veio a falecer no ano de 1843, na casa de sua filha em Baltimore. A causa da morte teria sido pleurisia. La Bannière Étoilée n. 900 ("The Star Spangled Banner n. 90") é o nome distintivo da respeitável “Loge GLNF - Grande Loge Nationale Française” a Maçonaria Francesa. Consagrada em 10 de junho de 1994, no leste de Neuilly-sur-Seine, em comemoração do quinquagésimo aniversário do desembarque das forças aliadas nas praias da Normandia. A vocação da Loja é ser uma ponte com a oficina americana, em particular com os maçons da Grande Loja do Distrito de Columbia (GLDC), Washington DC, co-peticionários para a sua consagração. Representantes de GLDC participam anualmente no mês de Dezembro da Sessão na La Bannière Étoilée n. 900 ("The Star Spangled Banner n. 90"), antes de participar da Assembléia Geral da GLNF - Grande Loge Nationale Française. Desde 1994, a delegação norte-americana tem sido liderada pelo Muito Grande Venerável em exercício.
Comments